Todo mundo já ouviu pelo menos uma vez a frase “a propaganda é a alma do negócio”. Além de ser muito famosa, ela também é uma das máximas dentro do mundo dos negócios. Afinal, de nada adianta ter um produto de qualidade se ele não tem alcance ao público. Sabendo disso, os anúncios nas redes sociais têm se tornado cada vez mais procurados.
Tendo em mente que vivemos na era digital, torna-se evidente que se valer dela para meios publicitários é não apenas uma dica, mas uma necessidade. Sendo assim, separamos aqui técnicas básicas para quem está ingressando no meio e deseja aprender sobre o ramo. Confira abaixo!
A importância de fazer anúncios nas redes sociais
Segundo pesquisas, a maioria dos brasileiros gasta mais de 3 horas por dia na internet. Desse tempo, 70% é exclusivamente reservado para as redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter.
Sabendo disso, fica fácil entender o poder de influência que essas ferramentas possuem. Através delas surgiram até mesmo novas profissões, os famosos criadores de conteúdo, que ganham a vida sugerindo e indicando produtos aos seus seguidores.
Dessa forma, é evidente que investir em publicidade na internet é uma tarefa necessária. Afinal, se uma marca não está no local onde todas as pessoas estão, provavelmente ela será esquecida. É preciso acompanhar a tendência do mercado e se adaptar a ela, adquirindo novos meios de publicidade aos já tradicionais.
No entanto, se inserir dentro desse ramo não é uma tarefa fácil. Devido ao grande número de usuários e a chuva de informação existentes, os padrões de qualidade têm se elevado a cada dia. Ou seja, não basta apenas fazer, é preciso fazer do jeito que os consumidores gostam de ver.
Atualmente, todos nós somos especialistas das redes sociais. Gerenciamos nossos próprios perfis, escolhemos aquelas fotos que melhor combinam no “feed” e sabemos exatamente o conteúdo que desejamos assistir.
Sendo assim, para que a publicidade realmente tenha efeito é preciso que ela seja desenhada da maneira correta. Apenas dessa forma fará sucesso entre os internautas e cumprirá com seu papel de influência na compra de um produto.
Sendo assim, aprender como fazer anúncios nas redes sociais de maneira efetiva e eficaz deve ser um objetivo de empresários do meio. Afinal, com essa super ferramenta em mãos é possível triplicar os resultados da organização e ainda consolidar o nome da marca dentro do mercado.
Anúncios nas redes sociais: 6 dicas básicas e práticas para iniciantes
Sabendo da importância de manter essas peças dentro das redes, é preciso entender como elas funcionam. Sendo assim, acompanhe as dicas mais utilizadas e indicadas por especialistas do meio!
1. Crie títulos interessantes
Como provável usuário de redes sociais, você deve saber bem que dificilmente lemos tudo que um post fornece. Se tratando de anúncios, o tempo de leitura diminui ainda mais, muitas vezes se atendo apenas ao título principal.
Sabendo disso, uma das melhores dicas para fazer propaganda é investir em palavras chave logo nas primeiras linhas. Dessa forma, o interesse do usuário será capturado e ele terá vontade de descobrir mais.
Em redes que permitem um título, como o facebook, é legal dizer de cara o nome do produto e sua principal característica. No Instagram, onde só existe a possibilidade de texto em legenda, call to actions como “confira” fazem bastante sucesso.
No site do Nucleo Expert você encontra um guia completo que ensina como anunciar no Instagram, não deixe de ler.
2. Nunca deixe as mídias de fora (imagens e vídeos)
Não são poucas as pesquisas que indicam que os usuários tendem a ler com muito mais frequência os textos que vêm acompanhados de uma mídia. Imagem ou vídeo, elas capturam a atenção e geram interesse no conteúdo escrito.
Sendo assim, ao elaborar os anúncios nas redes sociais, não deixe de caprichar também em formatos de multimídia. Pode ser uma simples imagem relacionada ao texto e que tenha boa qualidade de pixels. O que importa é que o usuário esbarre com um conteúdo gráfico, bonito e que faça-o sentir que precisa do produto ofertado.
Os vídeos tem se popularizado cada vez mais dentro do YouTube. Essa, por sinal, é uma grande dica para quem deseja consolidar o nome de uma marca. Os canais são democráticos, podem ser assistidos por todos os públicos e são um ótimo meio de transmitir informações.
Sendo assim, linkar os anúncios nas redes sociais com vídeos do YouTube pode ser uma ótima ideia, gerando engajamento em ambos os lugares e criando familiaridade com o público.
3. Aposte em uma bela identidade visual
Como falávamos anteriormente, os usuários das redes tem se tornado cada vez mais seletos em relação aos conteúdos que gostam. Ou seja, anúncios mal feitos, sem um padrão e com qualidade abaixo da média não surtirão efeito algum.
Sabendo disso, uma ótima técnica é criar uma identidade visual para sua empresa e utilizá-la sempre nas publicidades. Pode ser um padrão de cores, de fontes ou simplesmente um logotipo da organização. O que importa é criar algo marcante e que, com o passar do tempo, se torne reconhecível facilmente.
Dessa forma, a partir do momento que um usuário é encantado com um conteúdo uma vez, vai ficar fácil fazê-lo ler outras vezes. Afinal, fica bem mais fácil reconhecer uma imagem ou texto de uma marca quando ela segue um padrão.
Tratando de publicidade, cores chamativas como azul e verde chamam sempre a atenção. No entanto, o vermelho deve ser evitado, já que pode causar efeitos de impressão negativa sobre o produto.
4. Mantenha certa constância na frequência de postagens
Se tratando de anúncios nas redes sociais, com toda a certeza a constância é uma das palavras chave. Afinal, é através dele que o algoritmo entende quem de fato é ativo nas plataformas e merece receber mais cliques.
Quando adquire-se o hábito de postar no mínimo uma vez ao dia, aos poucos seu conteúdo é impulsionado pelas próprias redes. Dessa forma, quanto mais público vê as peças publicitárias, curte e engaja com elas, ainda mais impulsão é recebida. Assim, mantendo um ciclo de cliques o tempo todo e novos clientes a cada instante.
Sabendo disso, procure criar posts no mínimo uma vez ao dia e em todas as redes sociais. No entanto, vale lembrar que o conteúdo deve ser sempre de qualidade. Com isso, fica cada vez mais fácil que os anúncios atinjam o grande público e a visibilidade cresça ainda mais.
5. Aposte no marketing de conteúdo
Ao tratarmos de publicidade, é preciso entender que ela é, na verdade, muito mais que anúncios nas redes sociais. Eles podem ser parte bem importante do projeto de venda, porém, sozinhos, dificilmente produzirão grandes resultados.
É por isso que sua estratégia de marketing deve ser baseada no conteúdo. Ele chama muito mais atenção e gera bastante engajamento, o que é essencial na hora de atrair público. Textos informativos e explicações sobre o objetivo do produto listado do anúncio são ótimos exemplos.
Sendo assim, ao invés de publicar cinco anúncios em um dia, publique um, acompanhado de um conteúdo bem embasado. Esse caminho pode trazer resultados a um prazo um pouco maior, no entanto, com toda a certeza é o que atrai seguidores mais fiéis.
6. Sempre preste atenção nos horários
Após ter criado todos os seus anúncios nas redes sociais, chega a hora de postá-los. Porém, essa tarefa é bem mais importante do que parece, afinal, todos os pequenos detalhes contam.
O horário, por exemplo, é um fator primordial. De nada adianta ter uma peça incrível, mas publicá-la durante a madrugada, quando ninguém está online.
Prefira sempre o horário da noite ou ao meio dia. Eles possuem o maior fluxo de usuários nas redes. Sendo assim, as pessoas engajarão muito mais rápido, o que, por sua vez, aumentará ainda mais o alcance da postagem.
Fazer anúncios nas redes sociais não é uma tarefa assim tão fácil…
No entanto, seguindo essas dicas, fica bem mais fácil obter sucesso. Sendo assim, comece hoje mesmo a montar sua identidade para aumentar ainda mais as vendas!