O que é Marketing de Afiliados [+ Benefícios Estratégicos]

Nos últimos anos, o marketing de afiliados, ou também conhecido como marketing de resultados, tornou-se uma das estratégias de marketing on-line mais importantes quando se trata de promover um produto ou serviço. Além disso, por parte do anunciante, é uma excelente ferramenta para monetizar um blog ou uma página da web.

Conheça melhor o marketing de afiliados, aqui neste artigo.


O que é Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing online baseada na obtenção de resultados. Nele, uma loja ou anunciante on-line promove seus produtos ou serviços através de anúncios nos sites ou blogs de suas afiliadas (também conhecidas como editoras) por meio de um programa de afiliados.

Dessa forma, a empresa de publicidade é capaz de expandir sua presença e atingir um público muito maior do que poderia alcançar apenas com seu site.


Agentes principais do Marketing de Afiliados:

Na maioria dos casos, o marketing de afiliados consiste desses 4 agentes principais:

Anunciante: a marca que deseja divulgar os bens ou serviços que oferece.

Afiliado ou editor: página da web ou blog responsável por promover os serviços do anunciante.

Programa de afiliados: é uma rede através da qual anunciantes e afiliados se juntam. Estes últimos oferecem um espaço publicitário em troca de uma comissão estabelecida pela empresa publicitária.

Consumidor final: pessoa que compra o serviço. Sempre na página do anunciante, passando previamente por um link ou banner que o afiliado possui em seu site.

O marketing de afiliados é baseado no modelo de pagamento por ação (CPA), no qual o anunciante paga a seus afiliados pelos resultados obtidos e não por campanhas ou impressões de anúncios.


Benefícios do marketing de afiliados

Vantagens para afiliados

Se você é um afiliado, não precisa ter um inventário de produtos, oferecer suporte ou serviço pós-venda. Você lida apenas com a promoção dos produtos do anunciante.

Risco mínimo. Por não ter que investir em ações, o risco de implementar essa estratégia é muito pequeno.

Você pode participar de vários programas afiliados ou de anunciantes diferentes. Analise quais programas oferecem as melhores comissões ou quais produtos você acha que pode obter uma conversão melhor quando se trata de recomendá-los e se juntar a eles. Se as condições mudarem a qualquer momento, você pode cancelar a inscrição e embaralhar outras opções.

Vantagens para anunciantes

É uma boa maneira de aumentar o público, já que você está pagando apenas pelos resultados obtidos.

Não requer um grande investimento. Embora alguns programas afiliados exijam uma pequena taxa quando você se registra, geralmente não envolve grandes despesas para seu comércio eletrônico. Além disso, você só paga comissões quando a ação é concluída. Se os resultados não forem positivos, você não precisará pagar aos afiliados ou editores.

O consumidor final faz a compra no seu comércio eletrônico, para que ele se torne seu cliente diretamente. Ele será registrado em seu banco de dados e você poderá executar ações de fidelidade ou vendas recorrentes através de uma boa estratégia de marketing por e-mail.


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