Marketing para Cervejarias: como usar a internet para alavancar as vendas – RHOdesign Marketing Digital RJ

Você sabe como usar o poder do marketing para cervejarias? Se deseja seguir o seu sonho e abrir uma marca própria de cerveja, precisa aprender como vendê-la adequadamente.

Afinal, apesar de ser muito legal produzir a própria cerveja e compartilhar com os amigos, é melhor ainda transformá-la em uma fonte de renda ao conseguir vendê-la na Internet.

Se você não entende nada de marketing para cervejarias e quer aprender como conseguir se comunicar adequadamente online, este artigo é para você. Siga a leitura para saber mais!


Invista em redes sociais para divulgar o seu negócio

Você sabia que só o Facebook tem quase 130 milhões de usuários brasileiros? Isso significa que mais da metade da população nacional está lá. Já o Instagram tem 60 milhões, mais ou menos 30% de todos os habitantes do Brasil.

A consequência óbvia disso é que muito provavelmente o seu público está nessas duas plataformas. Portanto, você deve estar também para conseguir novos clientes.

Uma das vantagens do Facebook e do Instagram é que eles possuem ferramentas específicas para marketing. Isso significa que você tem uma série de opções para alcançar um público segmentado e altamente interessado nas suas cervejas.

O melhor, no entanto, é criar uma boa estratégia de conteúdo para criar um vínculo emocional com o seu público e direcioná-los com um link para um serviço de bebidas delivery, como um aplicativo estilo Rappi, para comprar o seu produto.


Explore várias ferramentas de marketing para cervejarias

Além das redes sociais, existem várias outras ferramentas de marketing para cervejarias que podem ser usadas para promover o seu negócio.

Uma delas é o Google Ads, sistema de publicidade do Google. Basicamente, o Google Ads permite que você possa investir em anúncios que serão exibidos em vários lugares, como:

  • resultados de buscas feitas no Google;
  • banners em sites parceiros;
  • Google Play Store;
  • YouTube.

Com esses anúncios, é possível impactar um público altamente interessado no seu produto, o que pode gerar uma série de vendas para sua cervejaria.

Além dos anúncios do Google, você ainda pode usar outras ferramentas de marketing, como a que citaremos a seguir.


Use o marketing de conteúdo para criar autoridade

O marketing de conteúdo é uma forma inteligente de trabalhar com o marketing para cervejarias. Isso porque uma cervejaria artesanal precisa lidar com dois problemas:

  • ninguém conhece a sua marca;
  • poucas pessoas entendem o benefício das cervejas artesanais.

Ou seja: você precisa ser encontrado por possíveis consumidores e precisa educar o mercado sobre o seu produto. E o marketing de conteúdo faz os dois!

Em poucas palavras, marketing de conteúdo consiste em criar artigos ou vídeos para atrair o público pelo Google e então convencê-lo sobre os benefícios de comprar o seu produto.

Para isso, é necessário investir em um blog de qualidade, em um site otimizado para o Google e em uma série de conteúdos de alto nível, com valor real para os seus consumidores.

Com uma estratégia bem montada, eventualmente você atrairá muitos leitores, que se converterão em clientes em pouco tempo.


Faça parcerias com influenciadores digitais

Enquanto a sua estratégia de marketing de conteúdo não dá resultados, uma boa maneira de gerar mais vendas em curto prazo é ao fazer parcerias com influenciadores digitais.

Atualmente, eles estão tão populares que a Globo até fez um personagem sobre eles na novela e convidou alguns para o BBB 20.

Os influencers são personalidades que criaram perfis com milhões ou milhares de seguidores nas redes sociais e ganharam um grande poder de influência sobre o mercado consumidor.

Basicamente, é aquela lógica: “se a Fulana de Tal usa esse produto, eu também quero usar”, “se o Ciclano recomendou, é bom mesmo” e por aí vai.

Por isso, você pode usar esse mecanismo para promover a sua cervejaria. Comece com um estudo para identificar quais são os principais influenciadores que podem ser úteis para você.

Considerando que a sua empresa vende cerveja, é bom pensar em influenciadores ligados ao segmento. Por exemplo, atletas de futebol aposentados, especialmente dos anos 90, costumam fazer muitos posts irreverentes sobre cerveja nas redes sociais.

Uma parceria com eles pode ser muito interessante e gerar muitas vendas para a sua marca.

Outro tipo de personalidade que pode dar muito resultado é influenciadores gastronômicos, como pessoas que têm canais no YouTube sobre comida e com receitas.

Eles podem produzir um material especial sobre como fazer pratos que harmonizam com cervejas e mencionar a sua marca, por exemplo.

Esse tipo de inserção tem alto poder de conversão justamente porque a opinião dessas pessoas é muito importante para grande parte do público. Assim, a chance de gerar vendas é significativa para o seu negócio.


E aí, gostou de aprender um pouco sobre como fazer marketing para cervejarias?

Usando essas dicas, você ficará um pouco mais perto de conseguir alavancar o seu empreendimento.

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